Projetos Institucionais

O Solar dispõe de projetos em execução no cotidiano institucional, outros que requerem a colaboração financeira de patrocinadores para execução a curto e a médio prazo, com extensão do atendimento às famílias assistidas e ainda, aguarda parceiros em potencial, que em regime de co-responsabilidade estejam interessados em dar vida aos projetos de médio e longo prazo, que envolvem a construção de instalações, aquisição de equipamentos e sustentabilidade de técnicos e multiplicadores para continuidade de programas sociais propostos pelo abrigo, a partir das necessidades identificadas na clientela usuária.

MÚSICA


 

A música é uma ferramenta para a promoção da cidadania e desenvolvimento humano e este projeto de oficina de música já beneficiou aproximadamente 250 crianças e adolescentes, desde a sua criação, em 2011.

Em parceria com o projeto Social Som Mais Eu, as oficinas ocorrem em um espaço multifuncional, com instrumentos de sopro, corda e percussão. As atividades rítmicas são integradas à expressão corporal, brinquedos cantados e canto coral, despertando de maneira lúdica a curiosidade musical dos participantes.

Atualmente, estão em funcionamento as oficinas de flauta doce, violino, violão e canto coral.

Ao final de cada semestre, são realizadas audições, onde os participantes se apresentam com repertórios compatíveis aos seus estágios de desenvolvimento. Além disso, o projeto promove apresentações, visitas a espaços de referência da música carioca, workshops e oficinas de instrumentos musicais com materiais sustentáveis.

Em 2014, as flautistas do projeto se apresentaram em conjunto com a orquestra de jovens da Providência na Light e encantaram os corações de todos. 

Em 2015, o projeto passou a integrar a Rede Música e Cidadania, mantido pela Agência do Bem.

Gostou da ideia? Venha abraçar esta causa, seja através da doação de instrumentos musicais, patrocínio de projetos ou mesmo no voluntariado direto. 

entre em contato por emaill com Pedagogia@solarbezerrademenezes.org.br ou pelos telefones (21) 25808478/38600231

ESPORTE E LAZER

Projeto Solar em Movimento

No Solar, as oficinas de esporte e lazer tem o objetivo de garantir aos participantes um espaço para a prática esportiva, através de diferentes atividades desenvolvidas por profissionais e parcerias com clubes, atletas e instituições.

O projeto promove ainda o encontro com atletas que dedicam um tempo de suas vidas para apresentar às crianças cada modalidade e os benefícios à saúde proporcionados por uma atividade física regular.

Se de um lado, os encontros servem para os atletas trazerem aos participantes ricas experiências de vida através do esporte, do outro, crianças e adolescentes experimentam momentos de descoberta e encantamento que podem despertar vocações e reforçar o envolvimento com as boas práticas que conduzem a uma vida saudável.

As atividades acontecem no Solar e em espaços externos da comunidade. Atualmente, oferecemos, além da natação, os esportes de maior preferência das crianças, diversas oficinas pontuais, como judô, capoeira, atletismo e muay thai.

A partir do engajamento de voluntários e parceiros que apoiam esta causa, ampliamos progressivamente nosso leque de oportunidades. 

O projeto proporciona atividades de lazer em parques e praças do bairro de São Cristóvão e visitas guiadas a espaços esportivos na cidade do Rio de Janeiro, complementando as oficinas esportivas e de lazer realizadas por essa oficina.

Interessado em abraçar esta causa? Escolha uma das modalidades de participação oferecidas pelo Solar e venha fazer parte desta equipe de solidariedade. 

CULINÁRIA INFANTIL

SABORES DA INFÂNCIA

Oficinas de Culinária Infantil

 Longe de tentar criar ‘mini chefs’ de cozinha, as oficinas de culinária têm como principal objetivo despertar as crianças sobre a importância da boa alimentação para a saúde.

Através de atividades lúdicas orientadas por culinaristas e nutricionistas, os participantes do projeto Sabores da Infância criam pratos, descobrem a riqueza e variedade dos legumes, verduras e frutas e mergulham em um divertido e instrutivo universo de sabores texturas, aromas e temperos.

Ao levarem para dentro da casa as experiências vivenciadas nas oficinas, como, por exemplo, o aproveitamento integral dos vegetais e frutas (com o uso de talos e cascas), as crianças geram um fator motivacional para seus pais no sentido de aprimorarem práticas mais saudáveis na alimentação diária, sem necessariamente precisarem gastar mais dinheiro.

As crianças também praticam noções de sustentabilidade através da criação de pequenas hortas com alimentos orgânicos que são mais tarde utilizados nas receitas elaboradas pelo grupo. Visitas a espaços verdes onde as crianças podem entrar em contato direto e manusear os alimentos da natureza reforçam o aprendizado realizado nas oficinas.

O apoio ao projeto acontece tanto no patrocínio à compra dos alimentos quanto no voluntariado engajado no trabalho direto com as crianças, através da orientação nas oficinas. (Segue o link com as modalidades de apoio e patrocínio).

ATELIÊ DE ARTES

 

As oficinas de arte e artesanato  acontecem em um ateliê onde crianças, adolescentes e seus responsáveis exploram, a partir de técnicas de modelagem, desenho e pintura, diferentes materiais na produção artística.

Os participantes são introduzidos em diferentes técnicas, aproximando-os das culturas regionais, ao mesmo tempo em que são encorajados à livre experiência criativa a partir das suas próprias visões e representações do mundo. 

O projeto trabalha a criatividade, sociabilidade e a curiosidade dos participantes e dialoga com os valores da cultura local.

Entre os pais, as oficinas agregam oportunidades de geração de renda através da utilização de materiais reciclados na construção de obras que eles podem comercializar.

 

INFORMÁTICA E CIDADANIA

Oficina de Informática

Desde 2001, o Solar desenvolve uma série de projetos de inclusão digital para crianças, jovens e a Terceira Idade. A proposta principal é usar a tecnologia como instrumento de transformação social através de oficinas e serviços.

Com metodologia fornecida pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), parceiro da entidade desde o início do projeto, os participantes dialogam com noções de cidadania e empreendedorismo e desenvolvem capacidades que ampliam as oportunidades para a empregabilidade e a geração de renda.

Entre as oficinas oferecidas aos jovens, destaca-se um projeto de criação de aplicativos a serem desenvolvidos pelos próprios participantes, baseado na resolução de um problema específico da comunidade onde estão inseridos. O projeto busca acompanhar a linguagem dos jovens e incentivá-los a serem agentes ativos de transformação da realidade.

Principal público do Solar Bezerra de Menezes desde a sua criação, as crianças participam das oficinas de informática através de programas educativos que utilizam do lado lúdico e da brincadeira para despertar, através de uma metodologia direcionada para cada segmento etário, o interesse e a assimilação de conhecimentos. Deste modo, a criança usa o computador para brincar, mas também para aprender.

Na Terceira Idade, o projeto de informática atua na interação dos idosos com uma nova linguagem capaz de diminuir distâncias e aproximar as pessoas. Neste sentido, a ferramenta tecnológica é usada principalmente na expansão da capacidade de comunicação dos idosos com seus familiares e amigos.

A internet oferece à Terceira Idade, além da extensa fonte de informação, uma variedade de opções de lazer e cultura, reforçando a ligação deles com o mundo e com novas experiências de socialização que afastam a sua eventual condição de isolamento.

A partir da criação de novas redes de relacionamento, o Solar encoraja e promove agendas de eventos externos de natureza cultural com o apoio de parceiros, que incluem shows, apresentações de teatro, exposições, visitas a museus, exibição de filmes em salas de cinema, entre outros.

Se você estiver interessado em abraçar essa causa, seja através da doação de ingressos, patrocínio de projetos ou mesmo no voluntariado direto, entre em contato pelo email pedagogia@solarbezerrademenezes.org.br e  venha fazer parte desta rede de solidariedade.

 

imagem imagem imagem    imagem    imagem